Metafísica da Saúde

Metafísica da Saúde

A maioria das pessoas costuma atribuir a sorte, o azar, o acaso ou até mesmo um poder superior como causa e comando de tudo o que acontece em suas vidas. Essas pessoas assumem uma postura de vítimas, ignorando que 99% das situações de doenças são causadas por padrões de comportamento e pensamento que carregamos conosco.

Até mesmo os padrões familiares, que muitas vezes são transmitidos de geração em geração, podem causar desequilíbrios emocionais e físicos. No entanto, é importante ressaltar que o fato de um filho não desenvolver uma doença presente na família não significa que ele esteja livre da tendência, mas sim que sua forma de pensar e agir é diferente.

Na Metafísica da Saúde, acredita-se nos registros subconscientes, onde são armazenados os conteúdos vividos que servem como fonte de consciência. Esses registros exercem uma influência significativa nas atividades mentais e desempenham um papel importante como arquivo das verdades que já foram validadas e escolhidas por cada indivíduo.

Sistema Respiratório

Significa inspirar e expirar. O processo expressa a capacidade de absorver e se expor ao âmbito de troca, do dar e do receber. Se a pessoa lidar bem com isso em sua vida seu sistema respiratório será saudável.

Para amenizar os problemas respiratórios é necessário que se abra para a vida e aprenda a absorver o que está acontecendo à volta.

Sistema Digestivo

Está relacionado com a elaboração e aceitação dos acontecimentos. É como digerimos as situações da vida. A má digestão está relacionada à intolerância pelo alimento. Sua relação metafísica é com a recusa da situação que está atravessando. A não aceitação de algum processo da vida reflete-se na recusa do organismo pelos alimentos.

Sistema Circulatório

Esta função está associada metafisicamente à circulação das ideias pelo interior do ser. Reflete a maneira de como a vida está fluindo.

O bom fluxo do ser pelas diversas situações do cotidiano resulta em sucesso pessoal, consequentemente, em saúde física. Já os bloqueios e as resistências promovem o fracasso e também podem somatizar sob a forma de complicações circulares.

Sistema Urinário

Corresponde à manifestação dos sentimentos que estabelecem os relacionamentos afetivos.

A arte de relacionar-se consiste em manter a individualidade na convivência; aprender a ceder sem abandonar-se, preservar suas características sem impor sua vontade tampouco sufocar o parceiro.

Sistema Reprodutor Feminino

O grande desafio da mulher consiste na aplicação desse talento do ser.

Este talento se caracteriza pelo acolher o outro, envolver-se com as situações ao redor e até mesmo ceder à influência do seu próprio ego sem perder a integridade. Não se reprimir tampouco anular suas necessidades pessoais diante daqueles que lhe são caras.

Sistema Reprodutor Masculino

No âmbito metafísico o aparelho reprodutor expressa qualidades masculinas: o fluxo da criatividade, a manifestação do prazer e as características individuais do homem.

A necessidade de se colocar à frente dos acontecimentos e direcionar sua atuação na vida de forma a conquistar aquilo que almeja, caracteriza a masculinidade.

Sistema Muscular

Representa a presença e atuação na vida. Capacidade e força realizadora, como nos colocamos naquilo que fazemos.

Os músculos ficam tencionados quando as ações são contidas em virtudes da resistência ao fluxo de um impulso natural ou imaginário.

Sistema Articular

Saber ceder e ser flexível no momento certo dá consistência interior. A consistência interior proporciona condições para administrar melhor à vida. As articulações são conexões funcionais entre dois ou mais ossos que permitem o movimento do corpo.

Sistema Esquelético

Representa ser firme naquilo que sente e não apegado aos critérios adotados. Eles representam a base de sustentação do ser na vida.

Sistema Endócrino

O Sistema Endócrino correlaciona-se metafisicamente com a estruturação interna do ser. É através dele que o corpo se faz atuante.

As glândulas interagem entre si, formando uma cadeia que coordena as funções do corpo. Elas leem atitudes internas, refletindo em toda a estrutura orgânica através dos hormônios. Os estímulos hormonais são impulsos que sugerem a renovação dos padrões internos.

Sistema Nervoso

O sistema nervoso é um sistema receptor, porque está ligado á captação e percepção. É a questão de notar e perceber e é a visão interior que leva à tomada de consciência. Ele recebe todos os estímulos da vida e os transforma em algo que a consciência percebe. O sistema nervoso central, por ser responsável pela transmissão dos impulsos, é o caminho por onde percorrem as vontades, passando por regiões onde se alojam as crenças, valores e os registros que convencionam a agir de uma determinada forma frente às situações da vida. Quem retém os sinais dos impulsos nervosos geram bloqueios que resultam em nervosismo. Geralmente, quando a pessoa se reprime, são avaliadas as situações externas como causadora da sua repressão, no entanto, o que define uma condição interna são as atitudes mantidas frente às situações da vida.

Sistema Linfático

Metafisicamente o sistema imunológico representa: ser integro e atuante. Ter total domínio de si nas diversas situações da vida. O sistema imunológico é como o exército de um país que defende o território. O timo é o quartel general, o baço é a reciclagem e as células relacionam se a defesa que trabalha na fronteira. Baço: Dínamo do corpo, metafisicamente é a fonte de vitalidade, mantém o vigor físico e a determinação. Timo: Sentir-se protegido e amparado. Se defender de qualquer ataque.

Share by: